100 anos da Universidade Nacional Kamyanets-Podilsky em homenagem a Ivan Ogienko

Dedicada à instituição de ensino superior, cuja história se inicia em 17 de Agosto de 1918, quando o Hetman da Ucrânia Pavlo Skoropadsky assinou a lei sobre a fundação da Universidade. O primeiro reitor da universidade foi um conhecido cientista-linguista, professor, participante ativo da construção do Estado Ucraniano, Ivan Ogienko. Durante seus anos de funcionamento, a Universidade tem treinado milhares de especialistas para instituições de ensino pré-escolar, vocacional e educacional, instituições de ensino superior dos níveis I-IV de acreditação e outros setores da economia nacional.

Ano: 2018
Tema: 100 anos da Universidade Nacional Kamyanets-Podilsky em homenagem a Ivan Ogienko
Série: Estabelecimentos de Ensino Superior da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 20 de Junho de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, à esquerda, está o ano de emissão, 2018, o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), No centro, há uma composição representando o logotipo da Universidade Nacional Kamyanets-Podilsky, batizada em homenagem a Ivan Ogienko, sobre o qual os livros são um símbolo de conhecimento. Abaixo, está o valor facial, 2 ГРИВНІ (2 hryvnias). À direita, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, está o edifício da Universidade, sob o fundo estilizado de uma fortaleza. No centro, há um retrato de Ivan Ogienko e as inscrições: ІВАН ОГІЄНКО - ПЕРШИЙ РЕКТОР УНІВЕРСИТЕТУ (Ivan Ogienko – O Primeiro Reitor da Universidade). Há ainda as seguintes inscrições semicirculares: КАМ`ЯНЕЦЬ-ПОДІЛЬСЬКИЙ (Kamyanets-Podilsky) acima, e НАЦІОНАЛЬНИЙ УНІВЕРСИТЕТ/ ІМЕНІ ІВАНА ОГІЄНКА/ 100/ РОКІВ (Universidade Nacional / homenagem a Ivan Ogienko / 100 /  anos) abaixo.