Centenário da Fundação da Cruz Vermelha Ucraniana

A moeda é dedicada a Cruz Vermelha Ucraniana, cuja centenária história é repleta de caridade, humanidade e compaixão. São princípios fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho prestar assistência a todos os necessitados, sem discriminação baseada em nacionalidade, raça, sexo, religião, língua, classe ou motivos de opinião política. A Cruz Vermelha desenvolve um movimento voluntário, amplia o conhecimento do Direito Internacional Humanitário, educa as pessoas em habilidades de primeiros socorros, etc.

Ano: 2018
Tema: Centenário da Fundação da Cruz Vermelha Ucraniana
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anverso: Volodymyr Atamanchuk. Reverso: Vitaly Andriyan
Lançamento: 29 de Março de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, contra o fundo espelhado de uma cruz estilizada, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, há inscrições que princípios e valores que orientam a Cruz Vermelha Internacional e o Crescente Vermelho: ГУМАННІСТЬ/ НЕУПЕРЕДЖЕНІСТЬ/ НЕЙТРАЛЬНІСТЬ/ НЕЗАЛЕЖНІСТЬ/ ДОБРОВІЛЬНІСТЬ/ ЄДИНІСТЬ/ УНІВЕРСАЛЬНІСТЬ (Humanidade / Imparcialidade / Neutralidade / Independência / Voluntariado / Singularidade / Versatilidade). Abaixo, está o valor facial da moeda, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias) e o ano de cunhagem da moeda, 2018. À direita, encontra-se o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há o Emblema da Cruz Vermelha (colorizado pelo Processo de Tampografia). Acima, um ramo estilizado de Viburnum Opulus (com algumas uvas em Vermelho) e os anos 1918 – 2018. Há as seguintes inscrições semicirculares: УТВОРЕННЯ ТОВАРИСТВА (Fundação da Sociedade) e  ЧЕРВОНОГО ХРЕСТА УКРАЇНИ (Cruz Vermelha Ucraniana).


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister: