Centenário do Estabelecimento da Marinha Ucraniana

Dedicada ao 100º aniversário do estabelecimento da Marinha Ucraniana. O Conselho Central aprovou no início de 1918 uma série de leis marítimas importantes, que na época tinham um caráter declarativo, incluindo uma das mais importantes: A «Lei Provisória sobre a Frota». Em 29 de Abril de 1918, o Almirante Mikhail Sablin – Comandante da Frota do Mar Negro, considerado o patrono dos marinheiros ucranianos, se impôs oficialmente a toda a frota do Mar Negro em Sebastopol e a frota da República da Crimeia e ordenou içar a Bandeira Ucraniana. Este foi o dia da fundação da Marinha Ucraniana e feriado, o dia em que “toda a frota ucraniana se tornou parte da Pátria”.

Ano: 2018
Tema: Centenário do Estabelecimento da Marinha Ucraniana
Série: Forças Armadas da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Liga de Zinco
Peso: 12,4 gramas
Diâmetro: 30mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Uncirculated
Tiragem: 1.000.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 18 de Abril de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, à esquerda, sob o fundo fosco, estão o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, o ano de emissão da moeda, 2018, e a inscrição vertical УКРАЇНА (Ucrânia) e o valor facial da moeda, 10 ГРИВЕНЬ (Dez Hryvnias). Sob o fundo espelhado, estão uma bandeira estilizada da Marinha Ucraniana tremulando sob o vento e a silhueta de um navio de guerra sob as ondas. À esquerda, está o Logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, sobre um fundo de ondas estilizadas, está a inscrição “100”, dos quais os zeros são uma Rosa-dos-Ventos e um Tryzub imposta sob uma Âncora, o símbolo da Marinha da Ucrânia, entre os quais estão dos anos 1918-2018. Acima, há a inscrição СТВОРЕННЯ УКРАЇНСЬКОГО (Estabelecimento Ucraniana) e abaixo, ВІЙСЬКОВО-МОРСЬКОГО ФЛОТУ (Frota Militar Marítima).


Observações

A emissão vem acondicionada em rolos com 25 moedas: