Valentyn Hlushko

Dedicada ao distinto engenheiro espacial, um dos pioneiros de foguetes e criadores do sistema de foguetes espaciais reutilizáveis “Energia – Buran”, membro da Academia de Ciências da URSS, Valentyn Hlushko (1908-1989), criador de excepcionais designers de motores, naves espaciais, veículos lançadores, e autor de mais de duzentos trabalhos científicos sobre questões de foguetes, incluindo motor. Vencedor do Prêmio Estatal, Premiado com a Medalha de Ouro «Tsiolkovsky».

Ano: 2018
Tema: Valentyn Hlushko
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 25 de Julho de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, à esquerda, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e na vertical a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), e o Logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. No centro, há uma composição estilizada: O sistema de foguete espacial «Energia – Buran» durante a decolagem. À direita, está a denominação da moeda, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny), e o ano de emissão, 2018.

REVERSO: No reverso da moeda há um retrato de Valentyn Hlushko. Abaixo, há a inscrição semicircular ВАЛЕНТИН ГЛУШКО (Valentyn Hlushko) e seus anos de vida, 1908 – 1989.