Centenário da Academia Médica Nacional de Educação de Pós-Graduação em homenagem a P. L. Shupyk

Dedicada à uma das principais escolas de graduação, um moderno centro científico que fornece formação, investigação e corpo docente, e a formação de médicos, farmacêuticos e enfermeiros, e outros profissionais da saúde. A Academia é a sucessora do Instituto Clínico de Medicina Avançada, que foi uma das primeiras instituições educacionais e científicas, estabelecida em Novembro de 1918 pela iniciativa da comunidade médica de Kyiv e pelo Sindicato dos Médicos.

Ano: 2018
Tema: Centenário da Academia Médica Nacional de Educação de Pós-Graduação em homenagem a P. L. Shupyk
Série: Estabelecimentos de Ensino Superior da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 1º de Outubro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, está uma imagem estilizada de uma cruz e o globo, uma taça e uma serpente – símbolo da medicina –. À esquerda, está o ano de emissão da moeda, 2018, e à direita, está está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. Abaixo, está o valor facial, 2 ГРИВНІ (2 hryvnias). Sob o plano de fundo espelhado, em uma inscrição semicircular na borda, estão as inscrições СТАБІЛЬНІСТЬ·ДОСКОНАЛІСТЬ·ВІДДАНІСТЬ (ESTABILIDADE – PERFEIÇÃO – COMPROMISSO) e VIRTUS·EXCELLENTIA·FIDELITAS.

REVERSO: No reverso da moeda, acima, há um medalhão com o retrato de P. L. Shupyk e as inscrições: НАЦІОНАЛЬНА (Nacional) МЕДИЧНА (Médica) colorizada pelo processo de Tampografia, АКАДЕМІЯ / ПІСЛЯДИПЛОМНОЇ ОСВІТИ / ІМЕНІ П. Л. ШУПИКА (Academia de Educação de Pós-Graduação em homenagem a P. L. Shupyk). Abaixo estão um livro rodeado pelos anos 1918-2018.