Centenário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia - 02

A moeda é dedicada às muitas gerações de cientistas da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, criada em Novembro de 1918 como Academia Ucraniana de Ciências, a mais alta organização científica autônoma, o maior centro nacional de pesquisa científica. Os cientistas da Academia Nacional de Ciências trouxeram muitos resultados de pesquisa fundamental e aplicada em nível mundial para o altar do progresso científico e tecnológico. O rico passado histórico e o poderoso potencial científico e técnico dão a oportunidade de ser um dos principais centros científicos do mundo, preservando as tradições acadêmicas na organização da pesquisa científica.

Ano: 2018
Tema: Centenário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia
Série: Outras Moedas
Facial: 20 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (2,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 62,2 gramas
Peso Total: 62,2000 gramas
Diâmetro: 50mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 2.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk.
Gravação: Volodymyr Demianenko, Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 10 de Outubro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, à esquerda, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). À direita, está o valor facial da moeda, 20 ГРИВЕНЬ (20 hryvnias). No centro, contra o plano de fundo espelhado,´está a seguinte inscrição: ЗАКОН/ УКРАЇНСЬКОЇ/ ДЕРЖАВИ/ ПРО ЗАСНУВАННЯ/ УКРАЇНСЬКОЇ АКАДЕМІЇ НАУК/ В М. КИЄВІ/ ЗАТВЕРДЖУЮ/ ПАВЛО СКОРОПАДСЬКИЙ/ 14 ЛИСТОПАДА 1918 РОКУ М. КИЇВ (ESTADO UCRANIANO DE DIREITO  CRIAÇÃO DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA UCRÂNIA EM KYIV / APROVADO / E a assinatura de Pavlo Skoropadskyi / 14 DE NOVEMBRO DE 1918 KYIV. Abaixo, está um Selo do Estado Ucraniano, (folheado a Ouro) e em ambos lados as datas 1918 e 2018.

REVERSO: No reverso da moeda está o edifício da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia (folheado a Ouro) e acima deste, a inscrição 100 РОКІВ (100 anos). Dentro de medalhões estão os retratos dos Presidentes da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia: Acima, Volodymyr Vernadsky. À direita, Orest Levytsky, à esquerda, Mykola Vasilenko. À esquerda, Volodymyr Lypsky. à direita, Danylo Zabolotny. No canto inferior esquerdo, Alexander Bogomolets. No centro, abaixo, Borys Paton. No cento inferior direito, Alexander Palladino. Contra o plano de fundo espelhado, abaixo, há a inscrição НАЦІОНАЛЬНА / АКАДЕМІЯ НАУК / УКРАЇНИ (Academia Nacional de Ciências da Ucrânia).