Centenário do Selo Postal da Ucrânia

A moeda é dedicada ao Shahiv – Uma denominação monetária da República Popular da Ucrânia equivalente a 1/100 da Hryvnia e que foi emitido sob a forma de selos com valores faciais de 10, 20, 30, 40 e 50 Shahiv. Os selos foram originalmente concebidos como selos postais, porém na época do Conselho Central da Ucrânia, houve uma grande escassez de moedas de valores pequenos, cuja necessidade somente aumentou mês a mês. Com base na Lei do Conselho Central de 18 de Abril de 1918, os selos receberam uma sobrecarga no verso para serem igualmente utilizados como moeda circulante.

Ano: 2018
Tema: Centenário do Selo Postal da Ucrânia
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 45.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko
Lançamento: 25 de Setembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e à direita a  inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o ano de emissão da moeda, 2018. Logo abaixo, à direita, está uma reprodução do selo de 30 Shahiv. À esquerda, estão as inscrições 1918, ХОДИТЬ/НАРІВНІ/З ДЗВІНКОЮ/МОНЕТОЮ (1918, Selo válido como moeda) (a sobrecarga que havia no verso dos selos para utilização como moedas). Abaixo, está o valor facial da moeda, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há uma imagem do selo de 50 Shahiv, colorizado pelo método de Tampografia. e as seguintes inscrições ПЕРШІ ПОШТОВІ МАРКИ УКРАЇНСЬКОЇ НАРОДНОЇ РЕСПУБЛІКИ (Primeiro selo postal do povo ucraniano), 100 РОКІВ (100 anos).


Observações:

Parte da Emissão é acondicionada em um Blister: