Memorial das Vítimas do Genocídio do Povo Tártaro da Criméia - 02

A moeda é dedicada às vítimas do genocídio do povo Tártaro da Criméia. Em 18 de Maio de 1944, o regime soviético começou a deportação dos Tártaros de sua pátria histórica, a Criméia. Os soviéticos forçaram despejos, e as restrições de subsistência levaram à morte cerca de metade dos evacuados.

Ano: 2016
Tema: Memorial das Vítimas do Genocídio do Povo Tártaro da Criméia
Série: Outras Moedas
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 33,6220 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 2.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko
Lançamento: 12 de Maio de 2016

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), e o ano de cunhagem, 2016 e à direita o valor facial da moeda, 10 / ГРИВЕНЬ (10 / hryvnias). No centro, contra o fundo escuro, o mapa da Península da Criméia, e o emblema dos Tártaros da Criméia – Tamgas. Abaixo, rodas de locomotiva que serve como um símbolo da deportação dos Tártaros da Criméia.

REVERSO: No reverso da moeda há uma composição estilizada: Uma família de Tártaros da Criméia deportada atrás de arames farpados e as inscrições 18/05/1944 (vertical à esquerda), ГЕНОЦИД  КРИМСЬКОТАТАРСЬКОГО НАРОДУ (Genocídio dos Tártaros da Criméia) acima, e QIRIMTATAR HALQINIS GENOTSIDI (abaixo).