
Esta moeda celebra a unidade nacional dos ucranianos na sua luta contra a agressão russa e o apoio internacional que o mundo inteiro presta à Ucrânia, aproximando-a da vitória conjunta. O desejo de liberdade é um valor fundamental do povo ucraniano. Durante muitos séculos, os ucranianos lutaram para proteger a sua liberdade e integridade territorial... Após a Rússia ter lançado a sua traiçoeira invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, o povo ucraniano repeliu-a numa contraofensiva decisiva que frustrou o avanço do agressor e assegurou o desenvolvimento contínuo e livre dos países e povos da Europa. Compreendendo isso, todo o mundo livre uniu-se à Ucrânia, fornecendo-lhe ajuda humanitária, económica, de segurança e militar.
Ano: 2022
Tema: Na União reside a Força
Série: Minha Ucrânia Imortal
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 33,6220 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 5.000
Designer: Alina Maliuta, Serhii Topkin, Sviatoslav Ivanenko
Gravação:
Modelagem de Software: Yurii Lukianov
Lançamento: 11 de Julho de 2022
Catálogo: KM#
ANVERSO: Sobre um fundo liso, encontra-se o pequeno brasão de armas da Ucrânia (ao centro), rodeado por uma composição estilizada que simboliza a união dos povos de boa vontade em todo o mundo – um círculo de mãos unidas aos pares e circundado por uma fita azul e amarela (impressa em tampografia); acima, lê-se a legenda semicircular УКРАЇНА (Ucrânia); à esquerda, o ano de emissão da moeda – 2022; abaixo, o valor facial da moeda – 10 ГРИВЕНЬ (10 hryven) (semicircular).
REVERSO: Acima, sobre um fundo liso, encontra-se a seguinte legenda semicircular: В ЄДНОСТІ – СИЛА / IN UNITY STRENGTH, (Na União reside a Força) escrita em ucraniano e inglês; abaixo da legenda, há uma composição estilizada de bandeiras coloridas (impressas em tampografia) dos países que estão fornecendo à Ucrânia ajuda abrangente: Estados Unidos, Reino Unido, Polônia, Canadá, Estônia, Lituânia, Letônia, Itália, Suíça, República Tcheca, Suécia, Holanda, Alemanha, França e Japão.