Nem Bala nem Sabre! - 02

 

Esta moeda comemorativa celebra os Cossacos de Kharakternyk – os lendários guerreiros do Sich de Zaporíjia. Esses guerreiros, envoltos em fama mística, distinguiam-se por sua habilidade inigualável em combate e domínio das armas, que inspiravam temor em seus inimigos e admiração em seus aliados. O historiador Dmytro Yavornytskyi os descreveu como cavaleiros que “nem fogo, nem água, nem sabre, nem bala comum, exceto uma de prata, podiam derrubar”. Hoje, os defensores ucranianos, assim como seus ancestrais, demonstram bravura, resiliência e lealdade excepcionais à sua pátria, dando continuidade às gloriosas tradições dos Cossacos.

Ano: 2024
Tema: Nem Bala nem Sabre!
Série: Forças Armadas da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 33,6220 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 7.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Khakuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Anatolii Demianenko
Lançamento: 4 de Dezembro de 2024

Catálogo: KM#

ANVERSO: No centro da composição, encontra-se a imagem estilizada de um soldado que segura e protege cuidadosamente o pequeno brasão de armas da Ucrânia – símbolo de liberdade e independência. A composição simboliza o desejo eterno do povo ucraniano de viver em seu próprio Estado soberano. Sobre um fundo fosco, balas inimigas ricocheteiam no soldado, sem atingir a “alma ucraniana”. Abaixo do brasão de armas, estão o valor facial da moeda, 10, o símbolo gráfico da hryvnia, e o ano de emissão da moeda – 2024. A borda da moeda é lisa, com inscrições incisas indicando o metal e sua pureza (Ag 925, gramatura 31,1), a legenda УКРАЇНА (Ucrânia) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: Sobre um fundo liso, encontra-se a imagem estilizada de um cossaco de Kharakternyk protegendo um pássaro – símbolo da liberdade, transformado em um tridente. A composição reflete a conexão entre a guerra em curso na Ucrânia e o espírito ucraniano da era cossaca. Sobre um fundo fosco, espadas inimigas quebradas simbolizam a impotência diante do amor eterno pela pátria e do anseio por liberdade.