O Jardim das Canções Divinas

Esta moeda celebra o tricentenário do nascimento de Hryhorii Skovoroda, um proeminente filósofo, poeta e professor ucraniano, que estudou na Academia Kyiv Mohyla. Skovoroda é uma das figuras mais importantes da filosofia e literatura ucranianas. Seus pensamentos, focados em problemas vitais e existencialmente importantes da existência humana, o mantêm como uma figura influente, pensador e escritor. Uma combinação orgânica de temas pessoais e públicos é a característica mais marcante da poesia de Skovoroda. A coletânea de poemas "O Jardim das Canções Divinas" é uma espécie de diário lírico de Skovoroda, descrevendo eventos da vida do poeta, bem como suas reflexões morais e filosóficas sobre o sentido da vida, a verdadeira felicidade, a bondade, a honestidade, entre outros. A coletânea é composta por 30 canções.

Ano: 2022
Tema: O Jardim das Canções Divinas
Série: Tesouros Espirituais da Ucrânia
Facial: 20 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (2,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 62,2 gramas
Peso Total: 62,2000 gramas
Diâmetro: 50mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 2.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Sviatoslav Ivanenko, Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 22 de Novembro de 2022

Catálogo: KM# 

ANVERSO: Abaixo, encontra-se o pequeno brasão de armas da Ucrânia; à esquerda do brasão, a legenda УКРАЇНА (Ucrânia) e o ano de emissão da moeda – 2022; à direita do brasão, o valor facial da moeda – 20 e o símbolo gráfico da hryvnia; a composição principal retrata uma fonte estilizada simbólica – uma alegoria de Deus – que enche diversos recipientes com água – metáforas para os seres humanos e a alma humana. Por um lado, os recipientes têm tamanhos diferentes, o que os torna desiguais. Por outro lado, estão todos cheios de água e, portanto, são iguais. Cada recipiente tem um volume diferente, mas recebe água suficiente para ser preenchido (uma representação plástica da gravura de Skovoroda "Igualdade Desigual para Todos"). Acima da fonte que dá vida, crescem as "árvores do paraíso" do jardim das canções divinas, ao redor das quais estão inscritos versos da coletânea "O Jardim das Canções Divinas": CADA CIDADE TEM SEUS COSTUMES E SUAS LEIS, CADA MENTE SUA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA INATA, CADA CORAÇÃO BUSCA AMOR POR SUA PRÓPRIA DOCE CAUSA, CADA PALADAR SABORA ATRAVÉS DE SEU PRÓPRIO SENTIDO REFINADO. DENTRO DA MINHA MENTE, UM ÚNICO PENSAMENTO INTENSO BUSCA COMO VIVER E MORRER EM INOCÊNCIA... Ó MORTE TEMÍVEL! Ó FOICE QUE CORTA TODA A VIDA! NEM MESMO AS CABEÇAS DOS REIS TU POUPAS. SEMELHANTE AO CZAR E AO CAMPONES VEM A TUA FACA, DEVORANDO TUDO, COMO PALHA EM CHAMAS INTENSAS. SOMENTE AQUELE HOMEM QUE NÃO PRECISA TEMER SEU AÇO AFIADO, CUJA CONSCIÊNCIA, NA HORA DA MORTE, É CRISTALINA. Acima está a seguinte legenda: САД БОЖЕСТВЕННИХ ПІСЕНЬ (Jardim das Canções Divinas).

REVERSO: Há a seguinte composição metafórica: um jovem sentado sob uma cerejeira tocando flauta; ao lado do jovem, um livro aberto – o mundo simbólico de Skovoroda; à esquerda do jovem, as legendas 300 РОКІВ (300 anos) e ГРИГОРІЙ (Hryhorii) (verticalmente); à direita do jovem, a legenda vertical СКОВОРОДА (Skovoroda); ao redor do jovem, contornos simbólicos suaves tentam capturar o filósofo; acima, a legenda semicircular: СВІТ ЛОВИВ МЕНЕ, ТА НЕ СПІЙМАВ (O mundo tentou me pegar, mas não conseguiu).