
Esta moeda homenageia os trabalhadores ferroviários ucranianos, merecidamente chamados de "povo de ferro". Afinal, em tempos difíceis para o país, eles demonstraram seu profissionalismo e compromisso com a Ucrânia. Desde os primeiros dias da invasão em grande escala, as ferrovias se tornaram uma "tábua de vida" para milhões de ucranianos que foram forçados a evacuar para regiões mais seguras, uma rota de aço conectando a Ucrânia aos seus países parceiros europeus e uma importante artéria logística transportando suprimentos estrategicamente importantes para os ucranianos e para o país.
Ano: 2023
Tema: O País dos Super-Heróis. Agradecemos aos nossos Ferroviários
Série: Minha Ucrânia Imortal
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 50.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação:
Lançamento: 14 de Dezembro de 2023
Catálogo: KM#
ANVERSO: Há um tridente estilizado, cujos contornos são traçados com trilhos de trem. No centro, sobre um fundo liso, estão o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia e o ano de emissão da moeda, 20 / 23; acima, estão o pequeno brasão de armas da Ucrânia, o valor facial da moeda, 5, e o símbolo gráfico da hryvnia; à esquerda, está a legenda УКРАЇНА (Ucrânia).
REVERSO: Há um trem estilizado com o logotipo da Ukrzaliznytsia, rompendo um cerco; em ambos os lados do trem, há uma composição simbólica com pontas afiadas apontando para ele; acima, lê-se a legenda ДЯКУЄМО ЗАЛІЗНИЧНИКАМ! (Agradecemos aos nossos ferroviários!). O motivo reverso ilustra eventos reais que ocorreram no início da invasão em grande escala, quando ferroviários ucranianos arriscavam suas vidas para salvar pessoas na fronteira entre as regiões de Kherson e Zaporizhzhia. Os tanques do agressor tentaram impedir a evacuação de civis, tentando alcançar os trens ou bloquear seu caminho.