O Renascimento Executado: Yulian Shpol

 

Esta moeda celebra a geração de artistas ucranianos das décadas de 1920 e 1930 que se tornaram um motor de mudança cultural, desenvolvendo a literatura, o teatro, o cinema, a música e as belas artes, mas que foram impiedosamente destruídos pelo regime totalitário soviético. Um importante centro cultural dessa época foi a Casa Slovo em Kharkiv, um símbolo da vida criativa e, ao mesmo tempo, palco de eventos trágicos. Um dos representantes proeminentes do Renascimento Executado foi Yulian Shpol (nome verdadeiro: Mykhailo Yalovy), poeta, romancista, dramaturgo e roteirista. Ele foi uma das figuras de proa do processo literário na Ucrânia, dirigiu a Academia Livre de Literatura Proletária (VAPLITE) e escreveu o primeiro romance formalista ucraniano, "Os Filhotes da Raposa Dourada" (1929). Juntamente com Mykola Khvylovy e outras personalidades criativas, ele moldou uma nova cultura ucraniana, livre de dogmas e restrições. Em 1933, o poeta tornou-se uma das vítimas do regime soviético e seu nome foi apagado da literatura ucraniana por décadas. Esta moeda comemorativa dá continuidade ao tema do Renascimento Executado, homenageando a contribuição de Yulian Shpol e de todos os artistas que corajosamente criaram e desenvolveram a cultura ucraniana apesar da severa opressão.

Ano: 2025
Tema: O Renascimento Executado: Yulian Shpol
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 50.000 (50.000 Blister)
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 19 de Junho de 2025

Catálogo: KM#

ANVERSO: Há uma legenda estilizada СЛОВО (que significa “palavra” em ucraniano), nome da Casa dos Escritores de Kharkiv da década de 1930. A textura das letras mostra um broto de trigo de inverno, uma imagem da geração mais jovem de artistas cujas vidas e obras foram impiedosamente destruídas pelo governo totalitário soviético. A tragédia da época histórica é enfatizada pelo furo que atravessa a letra “O”, que sangra, lembrando-nos de uma ferida dolorosa na história da Ucrânia e dos sonhos não realizados de artistas talentosos. Abaixo da composição do texto, encontram-se a legenda УКРАЇНА (Ucrânia), o ano de emissão da moeda – 20/25, o pequeno brasão de armas da Ucrânia, o valor facial da moeda 5, o símbolo gráfico da hryvnia e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: Sobre um fundo liso, encontra-se um retrato estilizado de Yulian Shpol, marcado por manchas de corrosão, esquecimento, mas não completamente perdido. À direita do retrato, estão as legendas verticais: МИХАЙЛО / ЯЛОВИЙ (Mykhailo / Yalovy), o nome verdadeiro do artista em relevo, e ЮЛІАН / ШПОЛ (Yulian / Shpol), o pseudônimo do escritor em letras suaves. À esquerda do retrato, estão os anos de nascimento e morte do artista – 1895 / 1937.


Observações:

A totalidade da emissão é acondicionada em um Blister (tiragem 50.000)