400 anos do Estabelecimento da Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz


A moeda comemora o estabelecimento da Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz – uma organização nacional religiosa baseada na comunidade polonesa do Oblast Volyn. A irmandade esforçou-se por preservar e proteger a ortodoxia em Volyn e desempenhou um papel importante na vida social e política da região na primeira metade do século XVII. Bolsas de estudo fundadas em Lviv, Kyiv, Lutsk, Ostroh, Vilnia e outros lugares no final do século XVI e início do século XVII foram envolvidas em atividades de caridade, culturais e educacionais. Como parte de seus esforços, estabeleceram hospitais, escolas e gráficas, erigiram igrejas e mosteiros e distribuíram livros promovendo cultura e ciência.

Ano: 2017
Tema: 400 anos do Estabelecimento da Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 20 de Junho de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição vertical УКРАЇНА (Ucrânia). Abaixo, está o valor facial da moeda, 5/ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). Contra o fundo espelhado, está a Igreja da Verdadeira Cruz (cidade de Lutsk, século XVII), à direita do qual, no contexto de uma imagem estilizada de um texto impresso antigo, está o ano de emissão da moeda, 2017, e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, estão representações de membros da comunidade, acima do qual está o Selo da Irmandade e a inscrição semicircular ЛУЦЬКЕ ХРЕСТОВОЗДВИЖЕНСЬКЕ БРАТСТВО (Fraternidade Ortodoxa Lutsk da Verdadeira Cruz). Abaixo, a inscrição 400 РОКІВ (400 anos).