Aviso Importante

O site «Ucrânia Numismática» é atualizado sempre que o Estado da Ucrânia, através do Banco Nacional da Ucrânia, emite novas moedas.

Todas as peças são classificadas de acordo com o catálogo «Moedas da Ucrânia», de Maksim Zagreba. 



A numeração que aparece antes do nome das moedas no CONTROLE DE ACERVO NUMISMÁTICO é referente à numeração neste catálogo e é classificado de acordo com o valor facial, era e variante de cunho, pelo seguinte esquema:
 
1 – Обігові монети, (sigla OM): MOEDAS DE CIRCULAÇÃO
- 1 Kopiyka
- 2 Kopiyky
- 5 Kopiyok
- 10 Kopiyok
- 25 Kopiyok
- 50 Kopiyok
- 1 Hryvnia
- 2 Hryvny
- 5 Hryven

2 – Колекційні монети (sigla KM): MOEDAS DE COLEÇÃO
ATENÇÃO: A sigla KM não se refere ao catálogo KRAUSE.
- 200.000 Karbovantsiv
- 2 Hryven
- 5 Hryven
- 10 Hryven

3 – Срібні монети (sigla CM): MOEDAS DE PRATA
- 1.000.000 Karbovantsiv
- 2.000.000 Karbovantsiv
- 2 Hryvny
- 5 Hryven
- 10 Hryven
- 20 Hryven
- 50 Hryven
- 100 Hryven

4 – Золоті монети (sigla ЗM):  MOEDAS DE OURO
- 2 Hryvny
- 10 Hryven
- 20 Hryven
- 50 Hryven
- 100 Hryven
- 125 Hryven
- 200 Hryven
- 250 Hryven
- 500 Hryven

5 – Інвестиційні монети  (sigla IM): MOEDAS DE INVESTIMENTO
- 1 Hryvnia
- 2 Hryvny
- 5 Hryven
- 10 Hryven
- 20 Hryven

Àqueles que pretendem colecionar seriamente as moedas ucranianas recomendo enfaticamente a aquisição deste catálogo, principalmente para obter as COTAÇÕES DE MERCADO das peças.


DIREITOS AUTORAIS

Este site PODE ser utilizado livremente por colecionadores, para orientação em suas coleções.  Caso queiram uma versão impressa, cliquem em «Versão em PDF» para obter todas as fichas técnicas de todas as moedas, em uma versão já pronta para impressão.

Este site PODE ser utilizado livremente por comerciantes, para orientação em suas vendas, p. ex., para identificar o nome correto da moeda que se encontra a venda, seus dados técnicos tais como peso, diâmetro, metal, etc, e descrição de anverso e reverso. As imagens também são de domínio público, pois são disponibilizadas pelo Banco Nacional da Ucrânia. Apenas peço que se indique a fonte da informação como “Fonte: Blog Ucrânia Numismática by Rubens Bulad”.

Este site NÃO PODE ser salvo e/ou impresso para fins comerciais. Traduções e pesquisas possuem DIREITOS AUTORAIS e eu não abro mão disso em nenhuma hipótese. Estas tomam muito do meu tempo e esforço, portanto, quaisquer tentativas de cópia, plágio ou venda das informações que aqui se encontram serão combatidas vigorosamente pelas vias judiciais, com toda a força da lei. Não pouparei esforços para isso.


CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE

Três pontos a serem observados por aqueles que colecionam as moedas comemorativas da Ucrânia:

1. As moedas emitidas entre 1995 a 1997 são em Cupro-Níquel. De 1998 em diante, Cupro-Níquel-Zinco (nome fantasia da liga: "Prata Alemã"). Em 2018, surge a moeda de 10 Hryven em Liga de Zinco.

2.
a) As moedas emitidas entre 1995 e 2006 possuem cunhagem ordinária ou prooflike e vinham em sacos, caixas ou plástico lacrado à vácuo, podendo conter pequenas marcas de contato (bag marks) sem depreciação do valor.
b) De 2006 em diante, possuem cunhagem brilliant uncirculated (espelhadas), e vem acondicionadas em cápsulas acrílicas individuais. Nestas, não são admitidos marcas de contato.
c) As moedas de 10 Hryven em Liga de Zinco possuem cunhagem especial uncirculated, vem acondicionadas em rolos e podem conter pequenas marcas de contato.
Obs.: Quatro (4) moedas emitidas em 1998 existem tanto em cunhagem ordinária quanto em prooflike.

3. Há muitos erros e imprecisões no Catálogo KRAUSE-MISHLER. Como referência pra coleção, utilizem nosso blog http://ucranianumismatica.blogspot.com/


SOBRE VENDAS

Não realizo leilões de moedas da Ucrânia (muito menos em redes sociais suspeitas, tal como o Whatsapp, onde o leiloeiro costuma ter perfis falsos dentro do grupo fingindo serem clientes, pra dar lances nas peças, aumentando assim o valor final de arremate, ou onde as peças começam o leilão com lances iniciais já no valor de mercado de venda ao consumidor final).

Não compactuo com tal prática de leilão, que somente serve para inflar no mercado os preços de peças comuns. Além disso, LEILÕES são fortes incentivadores da LUDOMANIA, grave doença patológica classificada pela OMS – Organização Mundial de Saúde - caracterizada pelo VÍCIO EM JOGOS, onde o licitante arremata peças por valores estratosféricos, as vezes nem importando muito com qual seja a peça, apenas pelo prazer e excitação de arrematar e “vencer” os licitantes concorrentes. 

Trabalho com preços FIXOS. As moedas que disponibilizo para venda são importadas diretamente da Ucrânia, sem intermediadores, o que garante um preço final justo ao comprador.

Tento vender ao preço mais baixo possível. Não sou comerciante estabelecido, não possuo loja física. E nem pretendo. Meu objetivo final não é o lucro, e sim a divulgação da cultura ucraniana no Brasil. A numismática é pra mim um hobby, e não uma fonte de renda. Por isso, quando faço importação de novas peças, a princípio é para a minha própria coleção particular, podendo – ou não – serem importadas peças repetidas, em pequenas quantidades, para venda aos amigos colecionadores e interessados. Estas estarão disponibilizadas no link «LOJA» ao primeiro interessado.

Não coloco indicação de estado de conservação nas pecas disponíveis a venda, por uma simples razão: Somente trabalho com peças FLOR DE CUNHO, tal como saíram da Casa da Moeda.

Também sou comprador. Caso tenha alguma peça que eu ainda não tenha em minha coleção, ou queira vender sua coleção de moedas da Ucrânia, entre em contato pelo e-mail bulad@outlook.com .