85 anos do Estabelecimento do Oblast de Dnipropetrovsk

A moeda celebra uma das regiões mais desenvolvidas economicamente, caracterizada pela localização geográfica favorável em recursos minerais na parte central do país, com poderoso potencial científico e cultural industrial, e agricultura desenvolvida. O Oblast de Dnipropetrovsk tem uma história rica e gloriosa, que remonta vários séculos. Um dos cartões de visita do Oblast é a Pintura Petrikivsky, original da cultura do povo ucraniano.

Ano: 2017
Tema: 85 anos do Estabelecimento do Oblast de Dnipropetrovsk
Série: Oblasts da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Bimetálica Latão e Cupro-Níquel
Peso de Metal Precioso: 9,4 gramas
Peso Total: 9,4000 gramas
Diâmetro: 28mm
Borda: Serrilhada Setorial
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Sviatoslav Ivanenko
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 12 de Dezembro de 2017

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. Há as seguintes inscrições semicirculares no anel externo: НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Banco Nacional da Ucrânia), acima, e П`ЯТЬ ГРИВЕНЬ (cinco hryvnias) abaixo. À direita, o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. No núcleo dourado, acima, está o ano de emissão da moeda, 2017. Há a seguinte composição que simboliza a Oblast: Uma casa de madeira do século XVIII, construída sem um único prego – A Catedral da Trindade. Há ainda objetos que representam o desenvolvimento prioritário na construção de foguetes espaciais e a produção metalúrgica. Há ainda a lua contra o fundo de estrelas, uma flor em estilo Pintura Petrikivsky e espigas de trigo, indicando o forte potencial agrícola da Oblast.

REVERSO: No reverso da moeda no núcleo, há uma imagem do Brasão de Armas do Oblast de Dnipropetrovsk. No anel externo, há as legendas ДНІПРОПЕТРОВСЬКА ОБЛАСТЬ (Oblast de Dnipropetrovsk) acima, e ЗАСНОВАНА У 1932 РОЦІ (Criado no ano 1932) abaixo.