A Era das Mudanças

A moeda é dedicada ao Centenário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, com referência à ciência, o fator mais importante do progresso técnico, social e cultural, um componente integral da cultura espiritual da humanidade, que entrou na Era da Informação.

Ano: 2018
Tema: A Era das Mudanças
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata (Ag .999) (0,5 Oz)
Peso de Metal Precioso: 15,55 gramas
Peso Total: 15,5500 gramas
Diâmetro:
Borda: Lisa
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 4.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anverso: Anatoly Demianenko. Reverso: Modelagem de Software, Vitaly Andriyan
Lançamento: 14 de Novembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, à esquerda, está o ano de emissão da moeda, 2018, o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), verticalmente. À direita, está o valor facial, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias) e a designação do metal e peso – Ag 999 15,55 – verticalmente. Logo abaixo, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. Contra um fundo estilizado com silhuetas humanas, está uma ilustração da Espiral do Tempo – Um símbolo de evolução, desenvolvimento, continuidade do movimento e vitalidade, criado pela Cultura Trypillya. Há ainda uma composição estilizada sobre o um fundo castanho (colorizado pelo processo de Tampografia), preenchido com chip e uma imagem de um cérebro humano (folheado a Ouro).

REVERSO: No reverso da moeda, contra um fundo espelhado há um circuito de chip, há uma composição com fundo preto representando o Yin-Yang (colorizado pelo processo de Tampografia), no qual uma roda arcaica – símbolo do sol, ciclo de vida, variabilidade – em cujo centro há a representação de um átomo, simbolizando realizações em ciência e tecnologia. Nas laterais, há as inscrições verticais em inglês e em ucraniano, THE ERA OF CHANGES à direita e ЕРА ЗМІН à esquerda (A Era das Mudanças).