100 anos do Museu Histórico de Kharkiv «M. F. Sumtsov»

A moeda é dedicada ao centenário de um dos maiores museus da Ucrânia, o Centro Cultural de Slobozhanshchyna no leste da Ucrânia. Todos os anos, a instituição recebe mais de 200 mil visitantes, e, durante séculos, mantém sua grande importância no centro de pesquisa, ciência, metodologia e cultura-educação da região de Kharkiv. Nas origens do Museu de Sloboda, na Ucrânia, estava Mykola Sumtsov, um proeminente cientista, etnógrafo, historiador, pesquisador da vida e perspectivas folclóricas, que se tornou o primeiro diretor do museu.

Ano: 2020
Tema: 100 anos do Museu Histórico de Kharkiv «M. F. Sumtsov»
Série: Tesouros Espirituais da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anatolii Demianenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 16 de Janeiro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, estão o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição semicircular УКРАЇНА (Ucrânia). No centro há uma composição de árvores estilizadas com frutas, simbolizando a cultura espiritual e material. À direita e à esquerda, estão listras verticais que lembram a fachada do edifício do museu moderno. Abaixo, entre as árvores, está o ano de cunhagem da moeda, 2020, e, no fundo de uma pintura estilizada, está a denominação da moeda, 5 / ГРИВЕНЬ (5 / Hryven). à direita, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há uma representação estilizada: À esquerda e à direita, as fachadas dos edifícios do museu em diferentes períodos. No centro, um arco decorativo representando em seu centro um retrato de M. F. Sumtsov. Há as seguintes inscrições: 100 / РОКІВ (100 / anos), ХАРКІВСЬКИЙ ІСТОРИЧНИЙ МУЗЕЙ  (“Museu Histórico de Kharkiv”), e ІМЕНІ /  М. Ф. СУМЦОВА (“em Homenagem a M. F. Sumtsov”).