100 anos do Teatro Acadêmico Nacional «Ivan Franko» – 02

A moeda é dedicada ao centenário do lendário Teatro Acadêmico Ivan Franko, que iniciou suas operações em 1920 na cidade de Vinnytsia. A maioria dos clássicos da dramaturgia ucraniana dos séculos XIX-XX receberam sua primeira leitura no palco do Teatro Ivan Franko, onde prevalece a atmosfera de uma sociedade artística especial, unida por ideais criativos e propósitos comuns, e as melhores performances que transformam em um banquete de habilidades de performance. Imagens brilhantes, animadas e únicas, criadas por atores talentosos, as produções originais de direção pertencem às realizações indiscutíveis do teatro ucraniano.

Ano: 2020
Tema: 100 anos do Teatro Acadêmico Nacional «Ivan Franko»
Série: Tesouros Espirituais da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 33,6220 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 2.500
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 23 de Janeiro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, estão o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, e a inscrição semicircular УКРАЇНА (Ucrânia) e a denominação da moeda, 10 ₴ (10  Hryven). Contra o fundo espelhado, à esquerda, está um retrato do ator e diretor Hnat Yura e a inscrição vertical ГНАТ ЮРА. À direita, está um retrato do ator e diretor Amvrosy Buchma, e a inscrição vertical АМВРОСІЙ / БУЧМА, ambos patrocinadores do Teatro. Abaixo, está o ano em que o Teatro foi fundado, 1920.

REVERSO: No reverso da moeda há uma representação estilizada sob o logotipo do teatro: Em uma moldura quadrada contra o fundo espelhado, há uma imagem em relevo do edifício do teatro. Sob o fundo fosco, as inscrições: 100 / РОКІВ (“100 anos)” embaixo do prédio, НАЦІОНАЛЬНИЙ (“Nacional”) vertical à esquerda, АКАДЕМІЧНИЙ (“Acadêmico”), em cima, ДРАМАТИЧНИЙ (“Dramático”) vertical à direita, ТЕАТР / ІМЕНІ ІВАНА / ФРАНКА (“Teatro em homenagem a Ivan Franko”) abaixo.