Castelo Zolochiv – 02

A moeda é dedicada a uma testemunha dos eventos históricos do território da Galiza, a Fortaleza-Castelo dos bastiões construída na primeira metade do século XVII – O Castelo Zolochiv, que é um tipo de estrutura de defesa não-holandesa. Situado em uma colina baixa, o castelo costumava servir para defesa e moradia, ou seja, um Palácio Fortificado. As estruturas defensivas do castelo de Zolochiv são as muralhas, bastiões, a torre do portão, a ponte e o ravelin. O conjunto renascentista é composto pela Torre de Entrada, os grandes palácios residenciais e chineses, que são um dos poucos exemplos da arquitetura oriental nas terras ucranianas. O Castelo Zolochiv – Museu-Reserva da Galeria Nacional de Artes, em homenagem a Boris Voznytsky, faz parte da rota turística Golden Horseshoe Lviv.

Ano: 2020
Tema: Castelo Zolochiv
Série: Monumentos Arquitetônicos da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso: 31,1 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Proof
Tiragem: 3.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko 
Lançamento: 19 de Fevereiro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, abaixo do qual está a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), e acima o ano de cunhagem da moeda, 2020. À  direita e à esquerda, estão as torres através das quais é visível um panorama estilizado do Castelo. Abaixo, está o valor facial da moeda, 10 / ГРИВЕНЬ (10 / hryven).

REVERSO: No reverso da moeda é mostrado o pátio do castelo: Em primeiro plano, uma fonte e uma composição escultórica de três cupidos. Ao fundo, o Palácio Chinês. À esquerda, a Estátua de Netuno, e à direita, a Estátua de Afrodite. Abaixo, estão as inscrições ЗОЛОЧІВСЬКИЙ ЗАМОК (Castelo Zolochiv) e XVII ст. (Século 17).