1.075 anos do Reinado da Princesa Olha

A moeda é dedicada ao reinado da Princesa Olha (945-964), cujas atividades estão associadas a uma nova etapa no desenvolvimento do antigo Estado Rus’. Tendo ascendido ao trono de Kyiv, a Princesa Olha seguiu uma política interna e externa bem sucedida, fortaleceu os laços comerciais e políticos da Rus’ de Kyiv e contribuiu para o crescimento de seu prestígio internacional. Ela continuou a política de manter relações amistosas com Bizâncio e foi batizada no Templo principal do Império Bizantino – A Catedral de Santa Sofia.

Ano: 2020
Tema: 1.075 anos do Reinado da Princesa Olha
Série: Príncipes da Ucrânia
Facial: 20 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (2,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 62,2 gramas
Peso Total: 62,2000 gramas
Diâmetro: 50mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 2.500
Designer: Natalia Fandikova
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko
Lançamento: 14 de Maio de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia).  À esquerda, o ano de cunhagem da moeda – 2020. Abaixo, está a denominação da moeda, 20 / ГРИВЕНЬ (20 / Hryven). No centro, contra um fundo ornamental decorativo da época da Rus’ de Kyiv, uma imagem dourada estilizada de um fragmento da miniatura da Crônica (folheado a ouro, conteúdo de ouro puro não inferior a 0,001g).

REVERSO: No reverso da moeda, em um círculo feito de ornamentos decorativos da época da Rus’ de Kyiv, está a Princesa Olha e as inscrições semicirculares: КНЯГИНЯ / ОЛЬГА (PRINCESA / OLHA) acima, e abaixo, da esquerda para a direita, 1075 РОКІВ З ЧАСУ (1075 ANOS DESDE)  та ПРАВЛІННЯ (SEU REINADO).