Centenário da Criação do Coro Kobzar

A moeda é dedicada ao coro Kobzar, equipe profissional de música ucraniana, criado em 1918 sob a direção do bandurista Vasily Yemts, com o coro Kobzar, o honrado Coral Bandurista Nacional «G. I. Mayboroda» e a Banda de Bandura Ucraniana «Taras Shevchenko» (com uma filial em Detroit, USA). A arte Kobzar impressiona com o desejo de uma auto-suficiência distinta e um espírito de inércia. As atividades dos grupos promovem a herança cultural da Ucrânia, para a qual ambas as equipes se tornaram laureadas com o Prêmio Nacional Taras Shevchenko da Ucrânia.

Ano: 2018
Tema: Centenário da Criação do Coro Kobzar
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 40.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 18 de Outubro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia rodeado pelos anos 1918 e 2018. Acima, a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). Logo abaixo, está o valor facial da moeda, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias). Contra um fundo ornamental em flores estilizadas, há sete banduras. Em uma inscrição semicurcular no bordo, estão as seguintes inscrições: ВИТОКИ o КОБЗАРСЬКИЙ ХОР (Conjunto ou Banda de Bandura); НАЦІОНАЛЬНА ЗАСЛУЖЕНА КАПЕЛА БАНДУРИСТІВ УКРАЇНИ ІМ. Г. І. МАЙБОРОДИ (Conselho Nacional de Banduristas da Ucrânia, em homenagem a G. I. Mayboroda». À esquerda, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, há a seguinte composição estilizada: Uma bandura, uma coroa de flores, e as inscrições: ПОВІЙ, ВІТРЕ, НА ВКРАЇНУ… (Voo, Livre, na Ucrânia…) e a seguinte inscrição semicircular: УКРАЇНСЬКА КАПЕЛА БАНДУРИСТІВ ПІВНІЧНОЇ АМЕРИКИ ІМ. ТАРАСА ШЕВЧЕНКА, ВИТОКИ o КОБЗАРСЬКИЙ ХОР o 1918.