XII Jogos Paralímpicos de Inverno – PyeongChang

A moeda é dedicada aos XII Jogos Paralímpicos de Inverno, realizados na cidade sul-coreana de PyeongChang, de 9 a 18 de Março de 2018. A equipe Ucrânia nestas competições foi representada por 33 atletas, que ganharam 22 medalhas: 7 de Ouro, 7 de Prata e 8 de Bronze, e ficou em sexto lugar na classificação geral, e em quarto lugar no número total de medalhas.

Ano: 2018
Tema: XII Jogos Paralímpicos de Inverno – PyeongChang
Série: Esportes
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 18 de Outubro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, contra o fundo espelhado, acima, há três medalhas estilizadas com fitas amarelas e azuis (colorizadas pelo processo de Tampografia) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. Contra o fundo fosco, abaixo, estão o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o ano de emissão da moeda, 2018, e o valor facial da moeda, 2 ГРИВНІ (duas Hryvnias).

REVERSO: No reverso da moeda, há uma representação da modalidade paralímpica de Sky Cross Country. Contra o fundo fosco, o logotipo do Comitê Paralímpico Nacional da Ucrânia. Acima, existem as seguintes inscrições: ХІІ ЗИМОВІ ПАРАЛІМПІЙСЬКІ ІГРИ 2018/ЗБІРНА УКРАЇНИ/ 22 МЕДАЛІ (XII Jogos Paralímpicos 2018 / Equipe Ucrânia / 22 Medalhas).