Ivan Nechui-Levytsky

Dedicada ao proeminente escritor ucraniano, tradutor, professor, Ivan Nechui-Levytsky entrou para a história da literatura como um mestre da prosa que criou os contos e romances altamente sociais e de vida, introduziu novos temas e motivos retratados em meios artísticos vibrantes. Ivan Nechui-Levytsky é considerado um propagandista da idéia nacional ucraniana e da literatura nacional.

Ano: 2018
Tema: Ivan Nechui-Levytsky
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Marina Kut
Gravação: Volodymyr Demianenko, Anatolii Demianenko
Lançamento: 6 de Novembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. Contra o fundo espelhado, há um retrato de Ivan Nechui-Levytsky, ao lado de um guarda-chuva estilizado (o atributo constante) que se assemelha a uma caneta tinteiro. À esquerda, está a denominação da moeda, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny). Em torno da circunferência da moeda, está a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e ІВАН НЕЧУЙ-ЛЕВИЦЬКИЙ 1838 – 1918 (Ivan Nechui-Levytsky) e o ano de emissão, 2018.

REVERSO: No reverso da moeda há uma composição estilizada: A árvore da vida sendo regada com água vertida de jarros em ambos os lados. Há a seguinte inscrição semicircular: ЛЮДИНА БЕЗ НАЦІОНАЛЬНОСТІ, ЯК ДЕРЕВО БЕЗ КОРІННЯ: ВОНО ЗАЧУЧВЕРІЄ І ВСОХНЕ. (Uma pessoa sem nacionalidade é como uma árvore sem raízes: Ela precisa ser completa e satisfeita).