O Homem, Tempo e Espaço

A moeda é dedicada ao Centenário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, com referência à ciência, o fator mais importante do progresso técnico, social e cultural, um componente integral da cultura espiritual da humanidade, que entrou na Era da Informação.

Ano: 2018
Tema: O Homem, Tempo e Espaço
Série: Outras Moedas
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata (Ag .999) (0,5 Oz)
Peso de Metal Precioso: 15,55 gramas
Peso Total: 15,5500 gramas
Diâmetro:
Borda: Lisa
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 4.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Anverso: Volodymyr Atamanchuk. Reverso: Modelagem de Software, Vitaly Andriyan
Lançamento: 14 de Novembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, à esquerda, está o ano de emissão da moeda, 2018, o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia), verticalmente. À direita, está o valor facial, 5 ГРИВЕНЬ (5 hryvnias) e a designação do metal e peso – Ag 999 15,55 – verticalmente. Logo abaixo, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. Contra o fundo de uma imagem do sistema heliocêntrico do mundo como um símbolo da Astronomia e Filosofia – A equação E = mc2 (a ligação entre energia e massa de qualquer substância), simbolizando a Teoria da Relatividade. Há ainda a imagem da Dupla Hélice do DNA sobre um fundo roxo – O símbolo do Genoma Humano (colorizado por processo de Tampografia), e a ilustração do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, simbolizando o “propósito canônico” (folheado à ouro).

REVERSO: No reverso da moeda, há uma imagem de um diagrama estilizado de ácidos nucleicos, um relógio como símbolo da eternidade do tempo e sua transitoriedade, em cujo centro espelhado há as silhuetas de um homem e uma mulher. Acima, sob o fundo preto, símbolos coloridos entrelaçados masculino e feminino (colorizado pelo processo de Tampografia). Nas laterais, há as inscrições verticais em inglês e em ucraniano, THE HUMAN, TIME, SPACE, à esquerda, e ЛЮДИНА o ЧАС o ПРОСТІР à direita (O Homem, Tempo e Espaço).