Fortaleza Medzhybizh – 02

A moeda é dedicada a uma das fortificações mais antigas, construído numa zona pitoresca de Khmelnytsky, no cabo formado pelos rios Bug do Sul e pelo Bugok. A fortaleza mudou de proprietários e de características durante os séculos, mas permanece um monumento lendário.

Ano: 2018
Tema: Fortaleza Medzhybizh
Série: Monumentos Arquitetônicos da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Prata (Ag .925) (1,0 Oz)
Peso de Metal Precioso: 31,1 gramas
Peso Total: 31,1000 gramas
Diâmetro: 38,6mm
Borda: Lisa com legendas em baixo-relevo
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 3.000
Designer: Mikola Kochubei
Gravação: Sviatoslav Ivanenko, Volodymyr Demianenko
Lançamento: 27 de Novembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, e aos selos lados o ano de emissão da moeda, 2018. Acima, está a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, há um Escudo com uma representação de uma das torres da Fortaleza. No fundo, um mapa estilizado da área e as seguintes inscrições: Бог (Bug), à esquerda, e р. Божок (Bozhok) à direita, os antigos nomes dos rios. Em uma fita, logo abaixo, está a inscrição УКРАЇНСЬКИЙ ЩИТ ЄВРОПИ (Peso Ucraniano da Europa).  Abaixo, está o valor facial da moeda, 10 / ГРИВЕНЬ (10 / hryven) e à esquerda o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, está a poderosa Fortaleza de Medzhybizh (vista por cima). Acima, está a inscrição semicircular МЕДЖИБІЗЬКА ФОРТЕЦЯ ХІІ-ХVІ СТ (Fortaleza Medzhybizh, séculos XII-XVI).