Oleksiy Kolomiychenko

Dedicada ao proeminente médico, professor, cientista-otorrinolaringologista, que criou a escola científica de otorrinolaringologia na Ucrânia – Oleksiy Sidorovich Kolomiychenko é o organizador e o primeiro diretor do Instituto de Pesquisa de Otorrinolaringologia de Kyiv. Fez uma significativa contribuição para o desenvolvimento do problema amigdalino, diagnóstico e tratamento da audição reduzida, processos inflamatórios do ouvido interno, terapia conservadora das principais doenças do ouvido, garganta, nariz, patologia ocupacional da audição e similares. Iniciou experimentos voltados para a aplicação clínica da ultrassonografia e radiação laser para o diagnóstico e tratamento de doenças otorrinolaringológicas.

Ano: 2018
Tema: Oleksiy Komomiychenko
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: anverso: Volodymyr Demianenko, reverso: Modelagem de Software, por Vitaliy Andriyanov
Lançamento: 5 de Dezembro de 2018

Catálogo: KM# (novidade)
Valor: US$

ANVERSO: No anverso da moeda, contra o fundo espelhado, há uma composição estilizada: Em um retângulo, uma imagem decorativa de um perfil humano, que simbolicamente destaca os órgãos tratados pelo cientista. À esquerda, está a inscrição vertical УКРАЇНА (Ucrânia), e o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. Abaixo, está a denominação da moeda e o ano de emissão, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny) 2018, e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há um retrato de Oleksiy Kolomiychenko trabalhando em um microscópio. À esquerda, estão as inscrições verticais ОЛЕКСІЙ КОЛОМІЙЧЕНКО (Oleksiy Kolomiychenko) e seus anos de vida: 1898 e 1974.