Antiga Dubno

A cidade, que foi mencionada pela primeira vez nos anos 1.100, centro do principado independente de Volyn, Dubno (Duben), que em tempos históricos encontrava-se na encruzilhada de importantes eventos históricos e políticos, rotas comerciais, e um dos centros da vida espiritual da região. Dubno como cidade foi construída pelos príncipes Ostrozky, e pessoas influentes na arena política da Europa dos séculos XV-XVII.

Ano: 2020
Tema: Antiga Dubno
Série: Antigas Cidades da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Nataliya Fandikova
Gravação: Volodymyr Demianenko, Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 28 de Julho de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o ano de cunhagem, 2020. À esquerda, contra o fundo espelhado, está o Príncipe Kostiantyn Ostrozky. À direita, o Brasão de Armas de Ostrozky, e o valor facial da moeda, 5 ₴ (5 Hryven), contra o fundo estilizado do Castelo de Dubno. No canto inferior direito, contra o fundo de ondas estilizadas, a inscrição КОСТЯНТИН / ОСТРОЗЬКИЙ (KOSTIANTYN / OSTROZKY), e acima, o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, no canto superior direito, está o Brasão de Armas da cidade de Dubno. Contra o fundo espelhado, do contorno do castelo de Dubno, está a composição dos edifícios de culto mais interessantes da cidade. No canto inferior direito, contra o fundo espelhado, está a inscrição ДУБНО / 920 / РОКІВ (DUBNO / 920 / ANOS).