200 anos da Universidade Estatal de Nizhyn, em homenagem a Mykola Hohol

A moeda é dedicada a uma das instituições de ensino mais antigas da Ucrânia, fundada às custas dos irmãos Alexander e Ilya Bezborodkov como um Ginásio de Ciências Superiores com o status de instituição de ensino superior de tipo universitário. A universidade é famosa por suas tradições educacionais, científicas e culturais; Muitos representantes conhecidos da ciência e da cultura receberam educação superior aqui: M. Hohol, E. Hrebinka, L. Hlibov, Y. Zbanatsky, E. Hutsalo e outros.

Ano: 2020
Tema: 200 anos da Universidade estatal de Nizhyn, em homenagem a Mykola Hohol
Série: Estabelecimentos de Ensino Superior da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Demianenko, Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 1 de Setembro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda está, acima, o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, e em ambos os lados, a data de cunhagem da moeda, 2020. Abaixo, está a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). No centro, contra o fundo espelhado, está o Brasão de Armas da Universidade. À direita e esquerda, ícones em círculos que simbolizam as faculdades da Universidade. Abaixo, está a denominação da moeda, 2  ГРИВНІ (2 Hryvny), e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, está o edifício universitário, acima do qual se encontra a inscrição 200 РОКІВ (200 anos), e o retrato de Mykola Hohol (à direita). Abaixo, está a inscrição НІЖИНСЬКИЙ ДЕРЖАВНИЙ / УНІВЕРСИТЕТ / ІМ. МИКОЛИ ГОГОЛЯ.  (Estatal de Nizhyn / Universidade / Homenagem a Mykola Hohol).