700 anos da Primeira Menção Escrita de Lokhvytsya

A moeda é dedicada a uma antiga cidade com uma rica história, localizada na região de Poltava, no rio Lokhvytsya, mencionado pela primeira vez em fontes históricas em 1320, como um antigo assentamento ‘Rus  no Território Pereyaslav. Em meados do século XVII, a cidade recebeu o Direito de Magdeburgo. Durante a luta de libertação nacional do povo ucraniano, cerca de cem cossacos de Lokhvytsya participaram de muitas batalhas, como parte do exército de Bohdan Khmelnytsky.

Ano: 2020
Tema: 700 anos da Primeira Menção Escrita de Lokhvytsya
Série: Antigas Cidades da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Marina Kuts
Gravação: Sviatoslav Ivanenko
Lançamento: 27 de Agosto de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e o ano de cunhagem, 2020. Contra o fundo espelhado, há um quadrado representando o Brasão da Cidade, que se reflete na água. À esquerda do Brasão, está a  inscrição УКРАЇНА (Ucrânia) e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia. À direita, o valor facial da moeda, 5 ГРИВЕНЬ (5 Hryven). Em volta do quadrado, há um ornamento decorativo.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há uma composição que consiste de monumentos arquitetônicos da cidade de Lokhvytsya. No canto superior direito, há um carvalho estillizado, e plantas que simbolizam a natureza pitoresca. Há as seguintes inscrições: ЛОХВИЦЯ (LOKHVYTSYA) sob as plantas, e 700 РОКІВ (700 ANOS) à direita do edifício da torre com sinos, e ПЕРША ПИСЕМНА ЗГАДКА (PRIMEIRA MENÇÃO ESCRITA) abaixo, em semicírculo.