Dia de Lembrança dos Defensores Caídos da Ucrânia

A moeda é dedicada a perpetuar o heroísmo e comemorar a memória de militares e voluntários que sacrificaram suas vidas na luta pela independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia. As façanhas dos soldados que defenderam abnegadamente nossa Terra, estão gravadas na história moderna do nosso Estado, e do Exército Ucraniano.

Ano: 2020
Tema: Dia de Lembrança dos Defensores Caídos da Ucrânia
Série: Forças Armadas da Ucrânia
Facial: 10 Hryven
Metal: Liga de Zinco
Peso: 12,4 gramas
Diâmetro: 30mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Uncirculated
Tiragem: 1.000.000
Designer:
Gravação:
Lançamento: 26 de Agosto de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia, acima do qual está a inscrição  УКРАЇНА (Ucrânia) e em ambos os lados, o ano de cunhagem da moeda, 2020. Logo abaixo, está a denominação da moeda, 10  ГРИВЕНЬ (10 Hryven). No centro, há uma composição alegórica: Um campo de girassóis, há muito considerado um dos símbolos da Terra Ucraniana, e que representa calor, alegria, vida. Foram os girassóis que se tornaram uma espécie de talismã e salvaram a vida de muitos de nossos soldados durante as violentas batalhas no leste da Ucrânia. À direita, como um guerreiro ferido, está um grande girassol com uma haste quebrada. Abaixo, está o Logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, está representada uma grande flor de girassol, que simboliza a Ucrânia: Abaixo, uma pétala-lágrima com um tamga, simbolizando a Criméia. À direita, duas pétalas curvas, simbolizando as regiões de Donetsk e Luhansk. À direita, as inscrições 29.08. e em semicírculo, ДЕНЬ ПАМ’ЯТІ (DIA DA LEMBRANÇA) acima, e ПОЛЕГЛИХ ЗАХИСНИКІВ УКРАЇНИ (DEFENSORES CAÍDOS DA UCRÂNIA) abaixo.

Observações

A emissão vem acondicionada em rolos com 25 moedas.

num