A Gloriosa Cidade de Zaporizhzhya

A moeda é dedicada à cidade com uma rica história, um dos maiores centros administrativos, industriais e culturais do sul da Ucrânia, que combina de forma única a natureza, gigantes industriais, e diversidade de arquitetura, cujo nome está associado às famosas corredeiras do Dnipro. A Ilha de Khortytsia está localizada aqui – um complexo natural único – o centro histórico e espiritual da região de Zaporizhzhya.

Ano: 2020
Tema: A Gloriosa Cidade de Zaporizhzhya
Série: Antigas Cidades da Ucrânia
Facial: 5 Hryven
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 16,54 gramas
Diâmetro: 35mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 35.000
Designer: Marina Kuts
Gravação: Volodymyr Atamanchuk, Volodymyr Demyanenko
Lançamento: 29 de Setembro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está a inscrição semicircular УКРАЇНА (Ucrânia) e à esquerda, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia. No centro há uma composição simbólica: Contra o fundo uma faixa vertical fosca simbolizando o rio Dnipro. Edifícios estilizados da Ilha de Khortytsia, Brasão de Armas (à direita), Planta da Fortaleza de Alexandre (à esquerda), ligadas por uma ponte. Abaixo, estão as inscrições 5 / ГРИВЕНЬ / 2020 (5 Hryven 2020). À esquerda, contra o fundo espelhado, está o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda, contra o fundo espelhado, há uma composição que combina a história e o presente da cidade: No fundo espelhado, o perfil de um cossaco. À esquerda, a Igreja de São Nicolau e uma escultura de uma pedra guardiã da história. À direita, existem edifícios residenciais modernos estilizados. Abaixo, está a inscrição ЗАПОРІЖЖЯ (Zaporizhzhya) e a barragem do rio Dnipro.