Amet-khan Sultan

A moeda é dedicada ao centenário de nascimento de um dos mais famosos ases militares da Segunda Guerra Mundial, piloto de testes, duas vezes Herói da União Soviética, herói nacional do povo Tártaro da Crimeia, Amet-khan Sultan. Ele realizou 603 missões, e pessoalmente derrubou 30 (um deles usando um aríete) e em grupo – 19 aeronaves inimigas. A partir de 1946 se tornou um piloto de testes, que testou mais de 100 tipos de aeronaves.

Ano: 2020
Tema: Amet-khan Sultan
Série: Personalidades de Destaque da Ucrânia
Facial: 2 Hryvny
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 12,8 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Especial Uncirculated
Tiragem: 30.000
Designer: Volodymyr Taran, Oleksandr Kharuk, Serhii Kharuk
Gravação: Volodymyr Atamanchuk
Lançamento: 7 de Outubro de 2020

ANVERSO: No anverso da moeda, acima, está o pequeno Emblema Nacional da Ucrânia e a inscrição УКРАЇНА (Ucrânia). Há uma composição estilizada, simbolizando a dinâmica do combate aéreo – Um avião da Segunda Guerra Mundial, sob o qual o está o contorno espelhado de uma aeronave inimiga derrubada. Abaixo, o valor facial da moeda, 2 ГРИВНІ (2 Hryvny), o ano de emissão da moeda, 2020, e o logotipo da Casa da Moeda do Banco Nacional da Ucrânia.

REVERSO: No reverso da moeda há um retrato de Amet-khan Sultan em um fundo espelhado (esquerda). No canto superior direito, há a inscrição semicircular АМЕТ-ХАН СУЛТАН (Amet-khan Sultan), 1920-1971 e uma imagem simbólica de um dispositivo de aeronave.